Previsão do Tempo
Frio Intenso Chega ao Sul e Avança pelo Centro-Oeste e Sudeste
Uma onda de frio atinge a Região Sul do Brasil nesta quinta-feira (08), com temperaturas que podem ficar até 5°C abaixo da média. Esse clima gelado deve persistir por mais três a cinco dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O fenômeno também está avançando para o Centro-Oeste e parte do Sudeste do país.
De acordo com o Inmet, a massa de ar frio se expandirá ao longo do Mato Grosso do Sul, sul e sudoeste do Mato Grosso e sul e sudeste de São Paulo. Entre sexta-feira (09) e sábado (10), há a possibilidade de neve em locais isolados das regiões serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Na sexta-feira, o frio deve alcançar o centro-oeste e sul do Mato Grosso, Rondônia, sul de Goiás, áreas de São Paulo, centro-sul do Rio de Janeiro e o Triângulo Mineiro. No sábado, a condição fria se estenderá para Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro, e também afetará, embora de forma menos intensa, partes da Região Norte, com destaque para o Acre, sul do Amazonas e sudoeste do Pará.
No final de domingo (11), uma nova massa de ar frio deve reforçar a onda de frio no sul do país, mantendo as baixas temperaturas até pelo menos quarta-feira (14). A terça-feira (13) deve registrar o pico do frio, com geadas intensas. Geadas, variando de fortes a fracas, são esperadas desde a Região Sul até Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
Especialmente entre a madrugada e o amanhecer de domingo, é prevista geada generalizada na Região Sul. No centro-leste e sul do Mato Grosso do Sul, grande parte de São Paulo, oeste de Minas Gerais e região serrana do Rio de Janeiro, também há potencial para geadas, principalmente em áreas de vales ou planaltos.
O Inmet prevê que no dia 11, há uma chance significativa de geadas fortes no noroeste do Paraná, na divisa com Santa Catarina, e nas regiões sul catarinense e norte do Rio Grande do Sul. Geadas moderadas podem ocorrer nessas localidades e em toda a Região Sul, enquanto o centro-sul do Mato Grosso do Sul, quase todo o estado de São Paulo (exceto as áreas mais ao norte) e o sul de Minas Gerais podem ter geadas fracas.
“Esta será a primeira massa de ar frio de 2024 a atingir todos os estados das Regiões Centro-Oeste e Sudeste. O frio deve se manifestar gradativamente, com geadas predominantes na Região Sul e também em áreas mais limitadas do Centro-Oeste e Sudeste”, informou o Inmet. O impacto nas condições climáticas tem levado os mercados agrícolas a monitorar de perto a situação.
Fonte: Notícias Agrícolas e Inmet