Icone do clima tempo

Eleições EUA

Presidente dos EUA Cede às Pressões e Opta por Focar no Mandato Atual

Presidente dos EUA Cede às Pressões e Opta por Focar no Mandato Atual
Imagem/Divulgação
Publicado em 21/07/2024 às 17:55

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comunicou neste domingo (21) sua decisão de não buscar a reeleição em 2024. A decisão foi divulgada em um comunicado na rede social X, onde Biden afirmou que concluirá seu mandato até janeiro de 2025.

Comunicado oficial/Imagem Divulgação

“Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente. E embora tivesse a intenção de buscar a reeleição, acredito que o melhor para meu partido e para o país é que eu me retire e me concentre exclusivamente em cumprir meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato”, declarou Biden em seu comunicado.

A saída de Biden da corrida eleitoral acontece após intensas pressões internas no Partido Democrata e entre parte de seu eleitorado. Desde o final de junho, quando apresentou um desempenho fraco no primeiro debate presidencial, surgiram dúvidas sobre sua capacidade física e cognitiva para um segundo mandato. A situação piorou quando figuras influentes do partido, como o ex-presidente Barack Obama e a ex-presidente da Câmara Nancy Pelosi, expressaram suas preocupações sobre a candidatura de Biden.

Apesar de inicialmente resistir às pressões por meio de entrevistas e reuniões com governadores democratas, Biden não conseguiu afastar as dúvidas sobre sua saúde e aptidão. Nos últimos dias, os rumores sobre sua desistência aumentaram, culminando no anúncio deste domingo.

No comunicado, Biden destacou as conquistas de seu governo, como a recuperação econômica pós-pandemia, investimentos históricos em infraestrutura, avanços na saúde pública, a aprovação de leis de segurança de armas e a nomeação da primeira mulher afro-americana para a Suprema Corte.

“Acredito hoje no que sempre acreditei: que não há nada que a América não possa fazer – quando fazemos isso juntos. Só temos que lembrar que somos os Estados Unidos da América”, concluiu Biden, agradecendo ao povo americano pelo apoio e confiança em seu mandato.

SÃO PAULO WEATHER
Newsletter
Cadastre seu email e receba notícias, acontecimentos e eventos em primeira mão.