Casa própria.
Saiba seus direitos e como solicitar o Seguro de Danos Físicos ao Imóvel para ajudar a recuperar casas atingidas pelas enchentes e financiadas pela CAIXA no Rio Grande do Sul
As recentes enchentes que devastaram o estado do Rio Grande do Sul deixaram um cenário de destruição, afetando severamente inúmeras famílias e suas residências. Diante dessa adversidade, o seguro de Danos Físicos ao Imóvel (DFI) emerge como um recurso fundamental para auxiliar na recuperação das casas atingidas, especialmente aquelas financiadas pela Caixa Econômica Federal.
O Seguro de Financiamento Imobiliário é uma exigência em todos os financiamentos realizados pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), o que inclui os financiamentos do programa Minha Casa Minha Vida, é um componente obrigatório que se soma automaticamente ao valor da mensalidade do financiamento. Mesmo os financiamentos realizados pelo (SFI) Sistema Financeiro Imobiliário regidos por leis diferentes, também estão sujeitos à obrigação da contratação do seguro.
Saiba se sua casa tem a cobertura do benefício do Seguro DFI:
O seguro DFI oferece uma abrangente proteção contra uma variedade de danos físicos ao imóvel, incluindo os provocados por enchentes decorrentes de fortes chuvas. Essa cobertura engloba danos como incêndio, vendaval, desmoronamento, destelhamento, além dos alagamentos causados pelas intempéries.
Um aspecto crucial do seguro DFI é que sua cobertura máxima é determinada pela avaliação do imóvel, garantindo que a indenização corresponda ao custo necessário para restaurar as condições originais da residência.
Obrigatoriedade do Seguro de Financiamento Imobiliário:
É importante destacar que o seguro de financiamento imobiliário, que inclui o DFI, é obrigatório para todos os financiamentos realizados pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), incluindo os do programa Minha Casa Minha Vida. Mesmo os financiamentos regidos pelo Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) também estão sujeitos a essa exigência.
Prazo Prescricional para Indenização:
Para garantir o direito à indenização, é fundamental observar os prazos prescricionais estabelecidos, que variam de acordo com o tipo de sinistro. Para os danos físicos ao imóvel (DFI), por exemplo, o prazo é de 1 ano a partir da ocorrência dos prejuízos.
Medidas de Apoio da Caixa Econômica Federal:
Segundo a Assessoria de Comunicação da Caixa Econômica Federal, a instituição adotou diversas medidas de apoio às famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Isso inclui o reforço das equipes das Centrais de Atendimento do Seguro Residencial e Habitacional, além de um fluxo facilitado para o acionamento de sinistros, com documentação simplificada, visando garantir celeridade no atendimento.
Para Acionamento de Sinistros e Assistências:
Os mutuários devem entrar em contato com as centrais de atendimento do banco pelos números abaixo para acionamento de sinistros e assistências:
Para mais informações, ASSISTÊNCIA e ACIONAMENTO DE SINISTROS:
Central de Atendimento para Seguro Residencial e Seguro Habitacional:
Para contratações até 15/02/21: 0800 274 1000;
Para contratações após 15/02/21: 0800 722 4923 (Sinistros),
0800 722 4926 (Assistência 24 horas).
Caixa Vida e Previdência: 0800 722 2492
(Central de Atendimento para Seguro de Vida)
Outros canais de atendimento da CAIXA incluem:
Alô CAIXA 4004-0104 (Capitais e Regiões Metropolitanas), e
0800 104 0104 (Demais Regiões).
Aplicativos: Internet Banking CAIXA;
CAIXA Tem;
Habitação CAIXA;
FGTS.
https://caixanoticias.caixa.gov.br