Icone do clima tempo

Quem é Andrey Rublev, adversário de João Fonseca no Australian Open

Quem é Andrey Rublev, adversário de João Fonseca no Australian Open
Publicado em 09/01/2025 às 12:27

Depois de furar o qualificatório sem sofrer uma quebra sequer, João Fonseca já tem seu adversário definido na 1ª rodada da chave principal do Australian Open, torneio que conta com transmissão de todas as quadras pela ESPN no Disney+ Premium.

O primeiro jogo de Grand Slam da carreira do brasileiro de 18 anos será contra o russo Andrey Rublev, atual número 9 do ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP).

Apesar de ser um nome consolidado no circuito, Rublev pode ser novidade para quem acompanha tênis há menos tempo. Por isso, o ESPN.com.br preparou um breve perfil do primeiro rival de João Fonseca na chave principal do Aberto da Austrália.

Quem é Andrey Rublev?

Andrey Rublev começou a jogar tênis aos 3 anos e, ainda criança, chegava a dormir com sua raquete. Filho de um boxeador e de uma professora de tênis, cresceu em Moscou em uma família onde o esporte era prioridade.

Na infância, cresceu admirando os ídolos Rafael Nadal e Marat Safin. Em 2014, chegou ao topo do ranking juvenil da Federação Internacional de Tênis (ITF) e venceu sua maior conquista na categoria: o título de simples juvenil de Roland Garros, no saibro, com apenas 17 anos.

No circuito profissional, Rublev deu seu primeiro grande salto em 2017, quando conquistou o título do ATP 250 de Umag, na Croácia. Naquele ano, entrou no top 100 e terminou a temporada como 39º do mundo.

No entanto, a carreira do russo passou por um momento delicado. Em 2018, ele sofreu uma grave lesão na região lombar, que o afastou por três meses e desencadeou uma luta contra a depressão. Apesar de ter superado as questões físicas, Rublev ainda lida com desafios emocionais, incluindo acessos de raiva em quadra que já geraram episódios preocupantes com o tenista dando raquetadas no próprio corpo.

play

2:47

Rublev tem acesso de raiva, bate com a raquete na própria perna e na mão e acaba precisando de um atendimento médico contra o Dimitrov

Tenista russo começa já perdendo a calma no duelo das oitavas do Grand Slam

Atualmente com 27 anos, Rublev chegou a esbravejar com um juiz de linha e acabou expulso da semifinal do ATP 500 de Dubai no ano passado. Após o ocorrido, ele pediu desculpas e reconhece que precisa trabalhar a sua saúde mental.

Mesmo com essa instabilidade emocional, Rublev conseguiu retomar sua ascensão em 2020, durante a pandemia da Covid-19. Nesse ano, ele foi o tenista com mais títulos no circuito (cinco ao todo) e terminou a temporada como o jogador que mais evoluiu, recebendo um prêmio da ATP.

Desde então, ele figura entre os 10 melhores do mundo, posição que mantém quase de forma ininterrupta. O auge de Rublev no ranking foi quando ele alcançou a 5ª colocação, logo após ser vice-campeão do Masters 1000 de Cincinnati e depois de avançar até a 3ª rodada do US Open de 2021.

Seu maior título da carreira veio em 2023, com a conquista do Masters 1000 de Monte Carlo, no saibro. No mesmo piso e no ano seguinte, venceu Carlos Alcaraz no Masters 1000 de Madri.

O duelo contra João Fonseca no Australian Open será na quadra dura, mas a superfície rápida não é um problema para Rublev. O tenista russo de 27 anos venceu os títulos do ATP 250 de Hong Kong (2023), do ATP 500 de Dubai (2022) e do ATP 250 de Adelaide (2020) na quadra dura.

Em Grand Slams, Rublev tem como melhor resultado as quartas de final, que alcançou em dez ocasiões, a mais recente no próprio Australian Open do ano passado. Além do sucesso nas simples, o russo também conquistou a medalha de ouro nas duplas mistas nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021.

João Fonseca x Andrey Rublev

A estreia de João Fonseca contra Andrey Rublev ainda não tem data nem horário definidos, mas deve ser entre domingo e segunda-feira (horário de Brasília). O confronto contará com transmissão ao vivo em português pela ESPN.

SÃO PAULO WEATHER
Newsletter
Cadastre seu email e receba notícias, acontecimentos e eventos em primeira mão.