Icone do clima tempo

Playground Virtual

Os Rolling Stones abrem espaço – e uma nova plataforma de divulgação – no mundo virtual

Os Rolling Stones abrem espaço – e uma nova plataforma de divulgação – no mundo virtual
Imagem: Roblox/ DIvulgação
Publicado em 01/07/2024 às 22:33

Em meio a um mercado fragmentado e ultra-competitivo, artistas de música recorrem ao Roblox, espécie de playground virtual que oferece jogos, eventos de ativação de marca, vendas – e até shows

Já não basta fazer shows ou lançar discos, aparecer na televisão ou tocar no rádio. Mesmo porque esse mundo, como o conhecíamos, não existe mais.

O mercado anda tão fragmentado que turnês aparentemente tiro-certo andam sendo canceladas a torto e a direito (vide os casos recentes de Jennifer Lopez e Black Keys e mesmo de festivais), possivelmente vitimadas por um excesso de oferta de shows após a longa seca da pandemia. As cifras de vendas de discos físicos (antes representativas de grande parte dos proventos) repartem espaço com os números gigantes do mundo do streaming (que, ironicamente, rende bem menos aos artistas). Enquanto isso, rádios tornam-se cada vez mais segmentadas e pulverizadas, seja em formatos tradicionais, via satélite ou internet. Cada vez menos milho para cada vez mais galinhas. 

Para um artista de música, neste tão volátil e movimentado século 21 o sustentamento de carreira precisa incluir uma série de desdobramentos para a divulgação, que vão de forte presença nas redes sociais (cujo ranking varia constantemente, o que deixa todo mundo na ponta dos cascos o tempo inteiro), em podcasts (que se multiplicam feito fogo em mato seco, o que torna ferrenha a disputa por audiência), a vendas de catálogo (especialmente pelos artistas mais velhos, dentre eles Paul Simon, Bruce Springsteen e Bob Dylan), “ressurreições” via Inteligência Artificial (não-autorizadas, algo tentado com Stevie Marriott, ex-Small Faces e ex-Humble Pie, para grita geral) ou hologramas (como se fez com o Abba, com o aval e a participação do próprio quarteto, já afastado dos palcos), e a realização de parcerias para a criação de produtos paralelos à música, sejam eles roupas, bebidas, cruzeiros, exibições de acervo, jogos eletrônicos ou o metaverso (algo, na verdade, que ainda está em fluxo).

Tudo para manter ou aumentar a visibilidade e a popularidade de um artista de música.

Esta semana, por exemplo, os Rolling Stones anunciaram que também farão parte do universo do Roblox, uma espécie de playground virtual onde acontece uma variedade de eventos, desde shows e competições a vendas de produtos exclusivos. 

A pleno vapor na estrada, em meio a uma turnê de 21 shows pelos Estados Unidos a reboque de seu novo álbum, Hackney Diamonds, lançado no final do ano passado, os Stones passam agora a integrar um time que já inclui artistas como YUNGBLUD, Elton John, Nicki Minaj e Lil Nas X. Todos embarcaram na mesma onda de marcas famosas e bem solidificadas – leia-se Nike, Gucci, Spotify e Ralph Lauren – que adotaram o Roblox como um trampolim adicional de fidelização de público e geração de renda.

Via Roblox, os Stones oferecerão na Beat Galaxy, uma plataforma virtual de música criada em 2023  especialmente pelo Universal Music Group – que distribui o catálogo do grupo –, jogos interativos ligados a seus maiores sucessos, com entrega de prêmios como recompensa, venda de mercadoria exclusivamente criada para a plataforma, e abrirão uma rede social e um clube virtual só seus.

“Levar nossa música ao mundo virtual da Beat Galaxy é uma maneira inovadora de conectar como nossos fãs, novos e já existentes”, comemoraram os Stones num release, cientes, imagina-se, de que atingirão uma faixa etária bem jovem com a entrada no Roblox, o público já habituado a essa plataforma. 

Embora falte avaliar o resultado real da iniciativa, é uma jogada que mostra a vontade do grupo, em atividade desde 1962, ajustar-se aos tempos atuais.

E os mesmos Stones já estão em negociações para se perpetuar para além da própria morte. A exemplo do que o Kiss fez recentemente. Junto com a Industrial Light & Magic – produtora de efeitos visuais fundada por George Lucas nos anos 1970 e ainda hoje à frente do seu tempo – , os fundadores Paul Stanley e Gene Simmons traçaram o caminho para “uma nova era” na trajetória do Kiss, criando versões virtuais dos quatro personagens que integram o quarteto.

O próprio Mick Jagger admitiu isso – e com entusiasmo – nas entrevistas feitas para promover o lançamento de Hackney Diamonds

Mick, Keith Richards e Ron Wood não vão durar para sempre. Sem sua presença física, não será mais possível lotar estádios. Mas avatares e hologramas (autorizados) podem manter aceso o interesse por “shows” que tentem reproduzir a sensação de vê-los ao vivo. 

Apostar nessas novas tecnologias não deixa de ser inteligente. Especialmente quando se sabe, como dito numa música dos próprios Stones, que o tempo não espera por ninguém. 

Fonte: Newsletter Farol

SÃO PAULO WEATHER
Newsletter
Cadastre seu email e receba notícias, acontecimentos e eventos em primeira mão.