Icone do clima tempo

Os bastidores da volta do ‘Dream Team’ dos Estados Unidos para a Olimpíada

Os bastidores da volta do ‘Dream Team’ dos Estados Unidos para a Olimpíada
Publicado em 10/07/2024 às 0:41

A preparação da seleção dos Estados Unidos de basquete em busca de mais uma medalha de ouro olímpica começou. Com os astros reunidos há alguns dias, chegou a hora deles mostrarem em quadra o motivo de serem provavelmente as maiores estrelas entre todos os atletas que estarão em Paris 2024. Nesta quarta-feira (10), o teste é contra o Canadá, a partir de 23h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do Disney+.

Se a equipe norte-americana sempre é forte e favorita a quase tudo que disputa, talvez a campanha abaixo na última Copa do Mundo de basquete tenha motivado o país a “apelar” para as Olimpíadas. E o time será formado por 12 dos maiores astros da NBA na atualidade: Bam Adebayo (Miami Heat), Devin Booker (Phoenix Suns), Stephen Curry (Golden State Warriors), Anthony Davis (Los Angeles Lakers), Kevin Durant (Phoenix Suns), Anthony Edwards (Minnesota Timberwolves), Joel Embiid (Philadelphia 76ers), LeBron James (Los Angeles Lakers), Tyrese Haliburton (Indiana Pacers), Jrue Holiday (Boston Celtics), Kawhi Leonard (LA Clippers) e Jayson Tatum (Boston Celtics).

O responsável por reunir essa “constelação” é Grant Hill, ex-jogador de Detroit Pistons, Orlando Magic, Phoenix Suns e LA Clippers e que atualmente é diretor administrativo da seleção masculina de basquete dos Estados Unidos. Foi ele quem convenceu os jogadores, todos já convocados para o All-Star Game e que, somados, possuem quatro MVPs da NBA, seis campeões da liga e quatro MVPs das finais.

Tudo isso começou há dois anos, quando Hill começou a entrar em contato com os atletas e apresentar o projeto a eles.

“Tínhamos um grande grupo de candidatos para escolher. Não foi fácil, mas certamente estamos muito entusiasmados por termos reunido esta lista. Passar pelo processo, conversar com os jogadores, entrevistá-los, passar muito tempo com os caras realmente remonta ao outono de 2022, quando essas conversas começaram. Ter pessoas que entendam que não se trata de mim, mas de nós, e que tudo o que importa é ganhar uma medalha de ouro”.

Segundo ele, o quarto lugar no Mundial de 2023 o motivou a montar a equipe mais forte possível: “Aprendi muito no verão passado. A beleza do jogo FIBA ​​é que você verá um pouco de tudo”.

Para isso, Hill focou em jogadores com muito poder de marcação, como Kawhi Leonard (duas vezes Jogador Defensivo do Ano), Jrue Holiday (cinco vezes membro da equipe de defesa) e o superatleta Anthony Edwards, além da potência de Anthony Davis, Bam Adebayo e Joel Embiid dentro do garrafão.

“A defesa era certamente uma prioridade. Ter caras que são capazes de travar, defender várias jogadas e adicionar um pouco mais de presença daquele lado da quadra. Estou entusiasmado com o potencial defensivo deste grupo enquanto trabalhamos juntos e nos preparamos para Paris”.

E ele admite que o “Dream Team”, comandado por Michael Jordan, em 1992 e o “Redeem Team”, que tinha Kobe Bryant em 2008, são gerações que o motivaram a montar o time mais forte possível.

“É um quebra-cabeça. Você quer indivíduos talentosos, mas quer jogadores que possam se misturar e desempenhar certas funções. Às vezes você pode ter uma coleção com os melhores, mas também é importante ter o melhor ajuste. Fomos muito atenciosos com isso”.

Entre eles estará o maior pontuador da história da NBA, LeBron James, o quatro vezes campeão da liga Stephen Curry e o três vezes medalhista de ouro olímpico Kevin Durant. James e Durant se preparam para os Jogos Olímpicos pela quarta vez, enquanto Curry mostrará seus arremessos de longe pela primeira vez em um palco olímpico. Combinados, eles possuem 44 participações no All-Star, sete MVPs das Finais da NBA e 10 troféus Larry O’Brien.

“Você não pode ensinar experiência. Todos esses caras fizeram isso no mais alto nível e estão muito entusiasmados, não apenas em representar seu país, não apenas em jogar no cenário mundial, não apenas em ir e buscar uma medalha de ouro, mas estão muito entusiasmados em jogar uns com os outros”.

CLIQUE AQUI E ASSISTA AO AMISTOSO ENTRE ESTADOS UNIDOS E CANADÁ!


Wimbledon, rugby, MLB e mais!

E o jogaço entre Estados Unidos e Canadá, com vários astros da NBA em quadra, não é a única grande atração da quarta-feira pelo Disney+!

Logo pela manhã, a partir de 7h, começam as quartas de final de Wimbledon, com direito a Novak Djokovic em quadra. Às 14h, tem amistoso internacional de rugby, entre Uruguai e França.

E à noite, tem rodada dupla da MLB, com os confrontos entre Los Angeles Dodgers e Philadelphia Phillies e Atlanta Braves e Arizona Diamondbacks.

VEJA A AGENDA COMPLETA DE EVENTOS PELA ESPN NO DISNEY+


SÃO PAULO WEATHER
Newsletter
Cadastre seu email e receba notícias, acontecimentos e eventos em primeira mão.