Olimpíadas: os 5 melhores momentos da cerimônia de abertura
Nesta sexta-feira (26), aconteceu a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Na primeira vez em que a festa foi organizada fora de um estádio, o evento inovador aconteceu no Rio Sena, que corta a capital francesa.
Com isso, as 205 delegações desfilaram em diversos barcos e lanchas, com a multidão aplaudindo das margens.
Como esperado, o barco da França foi o mais festejado pelo público, seguido dos Estados Unidos e do Comitê de Atletas Refugiados.
No entanto, uma chuva fortíssima atingiu Paris no horário da cerimônia, esfriando o ânimo do público e “atrapalhando” algumas atrações.
Estava previsto, por exemplo, que skatistas fizessem manobras em pistas montadas no meio do rio, mas a ideia teve que ser abortada.
Os shows musicias, por sua vez, aconteceram sem intercorrências, mesmo com alguns artistas ensopados pela água.
A cerimônia acabou com um gran finale digno dos maiores espetaculos da França, com a Pira Olímpica em forma de balão sendo acesa e a cantora Céline Dion cantando do alto da Torre Eiffel para fechar a festa com chave de ouro.
Veja abaixo os destaques da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024:
5 melhores momentos da cerimônia de abertura:
1. O carregador mascarado da tocha
Durante toda a cerimônia, o público pode acompanhar um misterioso carregador da tocha olímpica levar o “chama sagrada” pelos telhados de Paris. Ousando e abusando das manobras de parkour, o mascarado, que não teve sua identidade revelada, atravessou a capital francesa pelo alto até chegar à Torre Eiffel.
2. O show de Lady Gaga
Pouco antes da forte chuva começar, o show de Lady Gaga agitou as arquibancadas no Rio Sena.
Cantando em francês, a popstar norte-americana esbanjou animação, dançando, pulando e rodopiando no ar – tudo isso usando salto agulha.
VEJA o show empolgante de Lady Gaga na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris
Lady Gaga mistura cores rosa e preto em show magnífico na Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de Paris
Esperava-se muito da cantora, e ela entregou tudo (e mais um pouco).
Destaque também para o show da banda de heavy metal francesa Gojira, outro ponto alto da cerimônia.
3. O hino da França
Com a chuva apertando e começando a desanimar o público, coube à cantora Axelle Saint-Cirel reeguer os ânimos da multidão. Com uma performance impecável, ela soltou a voz na famosa “Marselhesa” e emocionou a todos, renovando as energias e aumentando ainda mais a beleza da cerimônia de abertura dos Jogos.
4. O barco dos refugiados
Um dos barcos mais aplaudidos pelo público foi o da Delegação de Refugiados, que foi um dos primeiros a “desfilar” pelas águas do Rio Sena. O grupo de 36 atletas representa todos aqueles que foram forçados a ir embora dos seus países de origem e competem nos Jogos sem representar uma nação específica.
5. Zidane, Nadal e lendas com a chama olímpica
O momento que fechou a cerimônia de abertura de Paris 2024 foi simplesmente espetacular.
Após receber a chama olímpica das mãos do carregador mascarado, Zinedine Zidane, ovacionado pelo público, passou a tocha ao tenista Rafael Nadal, que navegou de barco pelo Sena até o Museu do Louvre.
No trajeto, a chama ainda passou pelas mãos da também tenista Serena Williams, da lenda do atletismo Carl Lewis e da mitológica ginasta Nadia Comaneci antes de chegar ao Jardins das Tulherias, onde foi “recepcionada” pela ex-tenista Amélie Mauresmo, atualmente diretora de Roland Garros.
Mauresmo, na sequência, entregou a chama ao ex-jogador de basquete Tony Parker, que repassou o objeto a um conjunto de atletas paralímpicos franceses. O próximo a carregar foi o ex-jogador de handebol Michaël Guigou, outra lenda olímpica da França.
A chama ainda passou pelas mãos de vários ex-campeões olímpicos do país, em modalidades como esgrima, ciclismo, judô, natação e ginástica. Por fim, coube ao judoca Teddy Riner e à corredora Marie–José Perec acenderem a Pira Olímpica, dando início oficialmente aos Jogos Olímpicos de Paris 2024.