Icone do clima tempo

Ocupação hoteleira do Rio passa de 96% para o Réveillon

Ocupação hoteleira do Rio passa de 96% para o Réveillon
Publicado em 30/12/2024 às 12:37

Mais de 96% dos quartos de hotéis do Rio de Janeiro já estão ocupados para a noite de Réveillon (31 de dezembro), de acordo com o último levantamento do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro – HotéisRio. O presidente da entidade, Alfredo Lopes, disse que as reservas continuam aquecidas e devem chegar a 100% até esta terça-feira (31) em Copacabana e outros bairros da Zona Sul.

Considerando um período mais extenso – do dia 29 de dezembro a 1º de janeiro – a ocupação é de cerca de 85%, mas se aproxima de 88% nos bairros de Copacabana e Leme, que recebem a mais tradicional festa da virada do Brasil.

Também são expressivas as taxas em outros bairros da orla. A região de São Conrado, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes tem ocupação de quase 87% e nos bairros de Ipanema e Leblon, mais de 84% dos quartos estão ocupados.

Atualmente, a rede hoteleira do Rio tem cerca de 50 mil quartos, e apesar de a cidade ser um destino turístico reconhecido, Lopes defende investimentos constantes e a realização de grandes eventos ao longo do ano, a exemplo do Rock in Rio e do show da cantora Madonna, que lotou a praia de Copacabana no ano passado.

Ele argumenta que “o turismo aquece a economia e gera um número enorme de empregos. Essas pessoas também consomem com seus salários e a arrecadação sobe e aí o município pode investir mais em áreas como saúde e educação. Há países que vivem essencialmente do turismo”, destaca.

No interior

A procura por hospedagem no interior do estado do Rio também é grande e já superou a do ano passado, com 91,30% dos quartos ocupados. Em duas cidades, praticamente não há mais vagas: Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, e Miguel Pereira, que fica entre a Região Serrana e o Vale do Café.

Arraial do Cabo tem destaque há muitos anos graças ao seu belo litoral, mas Miguel Pereira se tornou um grande destino turístico recentemente, após a inauguração de diversos empreendimentos, públicos e privados, que tatraem cada vez mais visitantes.

A ocupação também passa de 90% em outras seis cidades: Cabo Frio, Rio das Ostras e Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, Angra dos Reis e Paraty, na Costa Verde e Itatiaia, na Região Sul. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro.

SÃO PAULO WEATHER
Newsletter
Cadastre seu email e receba notícias, acontecimentos e eventos em primeira mão.