Eurocopa: Lamine Yamal se torna o mais jovem a atuar em uma final
Neste domingo (14), no Estádio Olímpico de Berlim, na Alemanha, Lamine Yamal fez história ao entrar em campo pela Espanha contra a Inglaterra, na decisão da Eurocopa de 2024.
Com 17 anos e 1 dia, a joia revelada na base do Barcelona se tornou o jogador mais jovem a disputar uma decisão da competição continental de seleções.
E o recorde poderia ter sido com uma idade ainda mais baixa, já que Yamal fez aniversário neste sábado (13), véspera da decisão.
Para quebrar a marca, o atacante superou o meia português Renato Sanches, que disputou a decisão de 2016 – e foi campeão – com 18 anos e 328 dias de idade.
Lamine Yamal ainda pode deixar outro jogador para trás se estufar as redes. Isso porque, até o momento, o recorde de mais jovem a marcar em uma final de Euro é o italiano Pietro Anastasi, da Itália, que marcou no segundo jogo da decisão de 1968 contra a Iugoslávia aos 20 anos e 64 dias.
Apesar da pouca idade, o atacante é um dos pilares da Fúria e, até o momento, anotou 1 gol e deu 3 assistências nesta Euro.
Em caso de título, a joia ainda pode concorrer a outros dois prêmios: o de melhor jogador da Euro e também o de melhor jogador jovem da competição.