Espanha bate a Alemanha, vai à semifinal da Eurocopa e ‘aposenta’ Kroos
A Espanha é a primeira semifinalista da Eurocopa! Em um jogaço cheio de emoção disputado em Stuttgart, os espanhóis superaram a Alemanha, dona da casa, com um gol no finalzinho da prorrogação, e venceu por 2 a 1, depois de empate em 1 a 1 no tempo normal.
Os gols do jogo foram marcados por Dani Olmo, no início do segundo tempo, Florian Wirtz, já no finalzinho, levando a decisão para a prorrogação, e Mikel Merino, nos últimos minutos do tempo-extra, decidindo o confronto.
A partida marca o fim da carreira de Toni Kroos, um dos maiores meias da história do futebol alemão e multicampeão com a seleção, com o Bayern de Munique e com o Real Madrid.
Com o resultado a tricampeã mantém vivo o sonho de se tornar a única tetra da Euro. O adversário sairá do vencedor entre Portugal e França, que se enfrentam também nesta sexta-feira, às 16h (de Brasília), em Hamburgo.
O jogo
A primeira etapa terminou na igualdade por 0 a 0. No entanto, o jogo passou longe de ser monótono.
Quem começou melhor foi a Espanha. Com menos de um minuto, Pedri parou em Neuer. O meia, porém, deixou a partida aos sete minutos lesionado. Aos 14, foi a vez da joia Yamal assustar. O atacante bateu falta por baixo da barreira, e a bola saiu à esquerda do gol alemão.
A primeira chegada da Alemanha veio aos 20 minutos. Após cruzamento de Kimmich, Kai Havertz cabeceou, e Unai Simón encaixou. Aos 34, o atacante do Arsenal voltou a assustar. Havertz recebeu e bateu de direita para boa defesa do goleiro espanhol.
Na volta para a segunda etapa, o cenário se manteve. Logo com 1 minuto, Morata teve uma boa chance, mas mandou por cima do gol de Neuer. Aos 6, finalmente saiu o gol. Yamal recebeu na direita e tocou na medida para Dani Olmo, que bateu de primeira e fez 1 a 0.
Atrás no placar, a Alemanha passou a sair mais para o jogo. E chegou muito perto de empatar algumas vezes. Aos 14, Wirtz bateu, a bola desviou em Cucurella e foi para fora. Dez minutos mais tarde, Andrich recebeu de Fukklrug e bateu de primeira. Unai Simon fez excelente defesa.
Aos 31, Fullkrug bateu de direita e a bola explodiu na trave. Na sequência, foi Havertz quem tentou, de cobertura, mas errou a mira.
E já no finalzinho, quando parecia que a vaga da Espanha estava carimbada, a pressão alemão deu resultado. Mittelstadt cruzou na área, Kimmich ajeitou de cabeça e Wirtz bateu de primeira com a direita. A bola ainda tocou na trave antes de entrar.
Na prorrogação, a emoção continuou. Aos 13 do primeiro tempo, Oyarzabal bateu e a bola passou muito perto do gol. Aos 15, Wirtz chutou de primeira e assustou o goleiro Unai Simón.
Na segunda etapa, o lance mais polêmico, com os alemães reclamando muito de um possível pênalti de Cucurella, que desviou um chute com o braço. Pouco mais tarde, saiu o gol decisivo. Dani Olmo cruzou na área e Mikel Merino, totalmente sozinho, subiu de cabeça e fez o gol da classificação espanhola.
Nos acréscimos, Carvajal ainda foi expulso, por falta feia em Musiala e desfalca a Espanha na semifinal.