Síndrome de Peter Pan
Escritora e especialista internacional “Maria do Sole” Fala sobre a Síndrome de Peter Pan na TV Rede Mais Família durante sua passagem pelo Brasil
Terapeuta Holística, Espiritual e Escritora a profissional esclareceu dúvidas dos telespectadores sobre questões de imaturidade e a recusa em crescer no programa “Sempre Melhor”
Abordando o tema “Síndrome de Peter Pan”, Maria, enfatizou que a síndrome caracteriza-se por comportamentos de imaturidade, insegurança, dependência e irresponsabilidade, refletindo uma recusa em assumir as responsabilidades da vida adulta.
“A Síndrome de Peter Pan é mais comum do que imaginamos e afeta pessoas de diferentes origens e classes sociais. São indivíduos que, apesar de aparentarem confiança, possuem baixa autoestima e apresentam dificuldades em manter compromissos afetivos”, explicou Maria do Sole durante a entrevista.
Ela descreveu a síndrome como um fenômeno com causas sociais e familiares.
“Ninguém fica neurótico por elegância”, disse ela. “Se há pessoas que entraram nessa, é porque foram levadas pela sociedade ou pela família, muitas vezes por ambos”.
Ela ressaltou que as mudanças nas dinâmicas sociais e familiares nas últimas décadas contribuíram para o aumento dos casos e destacou que o nome “Síndrome de Peter Pan” deriva do personagem que se recusa a crescer e assumir responsabilidades, vivendo eternamente na infância.
“A pessoa com a síndrome não quer crescer, permanecendo em uma fase egocêntrica, imatura e narcisista, isso se reflete na dificuldade em lidar com responsabilidades no trabalho, nos relacionamentos amorosos e na dependência financeira dos pais”; explicou Maria.
Conheça alguns dos principais sintomas da Síndrome de Peter Pan:
– Dificuldade de expressão
– Procrastinação
– Dificuldade em construir vínculos
– Negação de responsabilidade e de culpa
– Relação difícil com a mãe e adoração pelo pai
– Desinteresse em assuntos sexuais
Para tratar a Síndrome de Peter Pan, a especialista recomenda terapia e psicoterapia.
“Essas abordagens funcionam como formas de aconselhamento, ajudando o paciente a superar o medo das responsabilidades e a amadurecer emocionalmente”, concluiu.
Maria do Sole, renomada brasileira é conhecida internacionalmente por seu compromisso com a promoção da diversidade espiritual e pela criação da “Premiação International Spiritual Awards” o qual teve sua primeira edição no mês de maio no Brasil.
Com uma abordagem espiritual e holística, a profissional compartilha seu conhecimento em ajudar pessoas a lidar com questões emocionais complexas, tanto no Brasil quanto na Europa.