Icone do clima tempo

Calderano perde para surpresa do tênis de mesa e vai para a disputa do bronze

Calderano perde para surpresa do tênis de mesa e vai para a disputa do bronze
Publicado em 02/08/2024 às 11:54

Hugo Calderano acabou derrotado por Truls Moregard na semifinal do tênis de mesa masculino nas Olimpíadas de Paris por 4 games a 2 na Arena Paris Sul 4 lotada.

Com o revés, o brasileiro, que já faz a melhor campanha do país na modalidade, vai para disputa da medalha de bronze contra o francês Félix Lebrun, marcada para este domingo (4) às 08h30 da manhã no horário de Brasília.

Calderano, número 6 do ranking mundial da World Table Tennis (WTT), tinha pela frente a grande surpresa do tênis de mesa neste Jogos Olímpicos: Moregard. O sueco de 22 anos e 26º do mundo derrotou a lenda chinesa e líder do ranking mundial Chuqin Wang. A China é a grande potência do esporte e quase sempre costuma ficar com as medalhas de ouro e prata.

Calderano começou melhor a partida e mantinha um ritmo que indicava um atropelo. No 9 a 4 para o brasileiro, o carioca venceu um rally impressionante com uma deixadinha surpreendente para abrir 6 pontos de vantagem e chegar ao game point. No entanto, Moregard reagiu e virou a parcial por 12 a 10.

No game seguinte, mais uma vez o equilíbrio prevalecia, mas o sueco demonstrava irritação. Ele até levou uma punição após fazer saque irregular (bateu na bolinha na ascendente), sendo que ele já tinha sido advertido pelo mesmo motivo. A partida foi ficando ainda mais tensa e ambos os jogares tiveram a chance de fechar o game. Depois de quase 15 minutos de parcial, Moregard levou por 16 a 14 e abriu 2 a 0.

Sob pressão, Calderano conseguiu reagir, mesmo com o sueco jogando muito. O brasileiro subiu nível, começou a vibrar mais e aproveitou o apoio da torcida brasileira, que o incentiva bastante. Hugo Calderano venceu o 3º game por 11 a 7.

Mas a reação não durou muito e Calderano deu uma baixada de energia. Moregard aproveitou e retomou o controle da partida, vencendo o 4º game por 11 a 7 em 8 minutos.

No 5º game, Hugo chegou a abrir 3 pontos de vantagem, mas Moregard buscou a diferença. Contra a parede, o brasileiro de 28 anos conseguiu se manter vivo e venceu a parcial por 12 a 10 após 10 minutos de disputa.

Entretanto, o sueco não se abalou com a chave desperdiçada de fechar a partida e confirmou a vitória no 6º game com 11 a 8.

Além da disputa da chave de simples masculina, que tem a disputa da medalha de bronze no domingo, Calderano também está na disputa por equipes do Brasil, que começa na segunda-feira (5) contra Portugal.

Após o fim da partida, Hugo não escondeu a “raiva” com o resultado e admitiu que desperdiçou muitas chances de pontuar no jogo, em entrevista à TV Globo.

“É difícil assimilar ainda, acabei de sair da partida. Tive várias chances e não consegui aproveitar. O sueco fez uma partida muito boa, jogou em um nível alto. Tentei achar as soluções e não estava conseguindo sair do estilo de jogo dele, que é muito difícil. Ele usa muita variação, estilo bem diferente de qualquer jogador do mundo”, disse.

“Tentei o tempo inteiro achar as soluções, variar, mudar o jogo, ser mais agressivo, colocar mais efeito. Mas ele sempre conseguiu se adaptar, do início ao fim. Ele realmente mereceu essa vitória. Eu não consegui achar meu melhor nível, mas também por méritos dele”, seguiu.

“Acho que a primeira coisa (que sinto) é raiva. Não é normal, eu preciso ficar com bastante raiva, ficar nervoso. Sei que ainda tenho que disputar a medalha de bronze, que com certeza vai ser muito importante, daqui a dois dias. Mas antes disso eu preciso assimilar essa derrota, acho que é importante também deixar as emoções fluírem e depois deixar a cabeça bem agressiva para disputar o bronze”, completou.

Calderano ainda fez uma prévia sobre a disputa pelo 3º lugar. “Vai ser uma partida com certeza muito difícil. Felix [Lebrun] jogando em casa. Ele está jogando em altíssimo nível, mas vai ser muito disputado e os dois vão querer muito essa medalha”.

SÃO PAULO WEATHER
Newsletter
Cadastre seu email e receba notícias, acontecimentos e eventos em primeira mão.