Nota de Rebeca Andrade pode mudar? Entenda a polêmica após revolta da Romênia na ginástica
O pódio formado por Rebeca Andrade, Simone Biles e Jordan Chiles, no solo da ginástica artística nas Olimpíadas de Paris, causou uma confusão que tem envolvido a histórica medalhista Nadia Comaneci, a Federação Romena de Ginástica e até autoridades do país. Os romenos não gostaram do tratamento dado às ginastas Ana Barbosu e Sabrina Voinea, que ficaram na quarta e quinta colocações, respectivamente, e devem recorrer. Rebeca Andrade, porém, não será afetada.
Barbosu estava comemorando a terceira colocação, que lhe daria a medalha de bronze, quando uma revisão da nota de Jordan Chiles a colocou em quarto. A nota da norte-americana subiu de 13.666 para 13.766 depois de revisões dos juízes. A romena, em imagens que circularam nas redes sociais, ficou muito surpresa e decepcionada.
Sabrina Voinea teve a mesma nota da compatriota: 13.700. Nas redes sociais, Nadia Comaneci, cinco vezes medalhista de ouro em Jogos Olímpicos, usou as redes sociais para criticar a nota e pedir revisão. “Essa incrível rotina de solo precisa ser revista. Precisamos proteger a saúde mental de nossos atletas”, escreveu, em uma publicação, antes de fazer outro questionamento.
“O calcanhar não toca [fora do tablado]. Não sai”, disse, publicando a imagem de um dos saltos de Sabrina Voinea no solo. Comaneci também demonstrou apoio a Barbosu, que perdeu o lugar no pódio: “Estou muito orgulhosa de você. Nós amamos você. Desempenho incrível. Balance a bandeira bem alto”.
A polêmica não ficou apenas nas redes sociais. Segundo a AFP, a presidente da Federação Romena de Ginástica, Carmencita Constantin, disse que deve apresentar dois processos no CAS (Tribunal Arbitral do Esporte) sobre as situações.
Os pedidos terão apoio até mesmo de autoridades do país. Por meio das redes sociais, o primeiro-ministro da Romênia, Marcel Ciolacu, disse que não vai participar da cerimônia de encerramento das Olimpíadas e chamou os fatos de “escandalosos”. “Nossas atletas foram tratadas de forma absolutamente desonrosa. Retirar uma medalha conquistada por um trabalho honesto com base num apelo, que nem os treinadores nem os técnicos de topo entendem, é totalmente inaceitável”, escreveu.
“O fato de centenas de milhões de espectadores de todo o mundo terem permanecido, como nós romenos, chocados com essa cena terrível, mostra que em algum lugar no sistema de organização dessa competição algo está errado”, seguiu, em outro trecho.
“Garanto que o estado romeno irá tratar vocês (Ana Barbosu e Sabrina Voinea), inclusive em termos de prêmios, como medalhistas olímpicos”, completou.
Vale reiterar que, mesmo em caso de uma mudança na nota de Sabrina Voinea, a medalha de ouro de Rebeca Andrade não será afetada. O questionamento na nota da atleta romena é sobre a suposta pisada fora do tablado, que tira apenas um décimo. Com o acréscimo, ela não chegaria nos 14.166 de Rebeca Andrade nem nos 14.133 de Simone Biles. Apenas Jordan Chiles poderia perder a terceira colocação.