Dicas culturais
Feira de livrarias especializadas na Avenida Paulista em agosto
E mais: fechamento da livraria Malasartes no Rio de Janeiro/RJ, Festival Dobra em Londrina/PR, poetas do Brasil na China, alguns versos.
Livrarias na Paulista
Do futebol à fotografia, a nova onda de livrarias de rua de São Paulo/SP abriu espaços literários temáticos na cidade. No dia 25 de agosto, oito dessas iniciativas vão se reunir no Bulevar do Rádio (imagem acima), espaço público adjacente à Avenida Paulista, durante o evento Livro de Domingo. Promovido pelo Sesc-SP e com produção da editora Lote 42, o evento reunirá a Aigo (literatura diaspórica), Banca Tatuí (independente), Barrilete (futebol), LiteraRUA (periférica), Livraria Eiffel (arquitetura), Lovely House (fotolivro), Mercadinho Simples (sebo) e Miúda (infantil). O artista gráfico Gilberto Tomé, da gráficafábrica, também estará presente com a oficina Caramba! Carimbo!, oferecendo ao público a oportunidade de criar suas próprias publicações com carimbos. Livro de Domingo tem entrada gratuita e acontecerá das 10h30 às 17h – aos domingos, a Paulista fica aberta para as pessoas até as 16h. Caso chova, o evento será transferido para a praça interna do Sesc Avenida Paulista (Paulista 119).
Malasartes fecha
Após 45 anos de atividade, a Malasartes, livraria carioca especializada em literatura infantojuvenil no shopping da Gávea, fechará suas portas no dia 31 de julho. A publicação de anúncio do fechamento tem mais de 5.900 curtidas e 1.600 comentários. “Depois da pandemia, o comércio livreiro caiu assustadoramente, as pessoas acostumaram a pedir pela internet. Várias lojas que eram únicas aqui do shopping da Gávea não existem mais. As editoras continuam aumentando os preços dos livros. O preço de um livro infantil das editoras maiores não custa menos que R$59,90″, disse a sócia Renata Mattos de Moraes ao jornal O Dia. A cofundadora Ana Maria Machado destacou o orgulho pelo legado deixado, lembrando o papel da livraria na formação de leitores. Artistas e escritores lamentaram a perda nas redes sociais.
Dobra Londrina
O 7º Festival Dobra de Arte Impressa acontece em Londrina/PR de 27 de julho a 4 de agosto, promovendo uma celebração da arte impressa com cursos e feira. As oficinas, que começam no sábado (27), já estão com inscrições esgotadas, mas é possível entrar na lista de espera. A festa de abertura da feira ocorre no Grafatório (Mossoró 483) em 2 de agosto, com a abertura da exposição “Enunciações transitórias circuito integrado”, de menteprivada/Kurru, e discotecagem de Gabriela Kansha. Nos dias 3 e 4 de agosto, a feira reunirá mais de 70 artistas na Funcart (rua Sen. Souza Naves 2380), das 14h às 22h. Costuradus, Banca Tatuí, Lote 42 e sobinfluencia são alguns dos expositores. Veja a programação completa no site da Dobra.
Poetas na China
Ana Rüsche, Cida Pedrosa, Júlia de Carvalho Hansen, Lubi Prates, Luiza Romão, Rodrigo Luiz P. Vianna e Thiago Ponce, sete poetas do Brasil, participam do Festival Internacional de Poesia Jovem na China. A programação acontece em Pequim e em Hangzhou e tem como mote um verso do poeta Zhang Jiuling (673–740): “Time Together Across The World”. O evento, que ocorre até quarta-feira (24), conta com a presença de autores de países que formam o BRICS, acrônimo de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. No total, são 80 poetas, sendo 30 chineses e 50 de outras nações. “Acreditar na palavra nos leva longe”, disse Vianna no Instagram. Na revista Bravo, os poetas brasileiros publicaram poemas inéditos. Abaixo, leia os primeiros versos de três obras de autoras do grupo.
(começos de) 3 livros de poetas brasileiras
Também guardamos pedras aqui
Ifigênia
a literatura ocidental começou com uma guerra
não a neblina das grandes cidades
faz tanto tempo que talvez ouço quase
a literatura ocidental começou com um massacre
***
De Luiza Romão. Edição da Nós. Saiba mais aqui.
Permanece
hasta aquí. hasta llegar a mí
você traz na boca
todo o gosto do mar
e eu tento adivinhar
inutilmente
quantos oceanos você atravessou
hasta aquí, hasta llegar a mí
***
De Lubi Prates. Edição da Quelônio. Saiba mais aqui.
Alforria Blues
Este livro é inédito
tipo a vida. Quem o escreveu
fui eu
que sou o espatifado do possível
coração.
***
De Júlia de Carvalho Hansen. Edição da Quelônio. Saiba mais aqui.
dadinho [dicas culturais aleatórias]
O Círculo de Literatura de Infância da Livraria Pequeno Benjamin promove ciclo de Eunícia Fernandes
O clube de leitura de videogame Ludens discutirá Braid no próximo sábado (27), às 15h. É online e gratuito
Temporada de Furacões, de Fernanda Melchior, entrou na lista de 100 livros do século 21 do New York Times
Idealizado por Henrique Rodrigues, prêmio Caminhos de Literatura irá publicar um romance pela Dublinense
Pitiu Bomfin, curadora, escreve sobre novos sistemas de distribuição da arte em São José dos Campos/SP
Cecilia Vicuña, poeta, artista visual e ativista chilena, está com exposição na Pinacoteca até 15/9
Fonte: Boletim Tatuí