Icone do clima tempo

Carnaval de rua do Rio terá 15 blocos neste fim de semana

Carnaval de rua do Rio terá 15 blocos neste fim de semana
Publicado em 06/02/2025 às 13:47

Em seu segundo final de semana, o carnaval de rua do Rio de Janeiro contará com apresentações de cerca de 15 blocos, por diversas regiões da cidade. No último sábado (1º) começou a folia oficial dos desfiles autorizados pela prefeitura que contam com o apoio dos serviços públicos. No início de janeiro, houve a abertura não oficial dos blocos de rua na capital fluminense.

Segundo a Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur), o destaque fica para o domingo (9), que terá o desfile de dez agremiações. Entre elas, está o megabloco “SeráQAbre?”, que estreia na Rua Primeiro de Março com a presença de artistas como Pablo Vittar, Juliette, Xamã, Pocah, Tilia, Naldo Benny, Bibi Babydoll e Diego Martins. 

Neste final de semana, a maior parte dos blocos desfilará na zona norte do Rio, que terá sete agremiações. A região é seguida pela zona sul, com quatro cortejos, depois centro (3) e zona oeste (1).

A segunda semana de pré-carnaval na cidade começa no sábado (8), a partir das 9h, em São Conrado, com o desfile do bloco “Chame Gente”, inspirado na malandragem carioca e na profanidade baiana. A folia segue na parte da tarde, com desfiles dos blocos  “Os 20 de Ouro do Mestre Odilon”, a partir das 13h, no Zumbi, na Ilha do Governador;  seguido pelo  “Independente do Morro do Pinto”, no Santo Cristo, no centro, às 16h; e  pelo “Carnaval e Bloco Folia do Largo do Sapê”, em Bento Ribeiro, no mesmo horário. Os desfiles terminam às 17h, com o  “Bloco da Praia”, de Pedra de Guaratiba, zona oeste da cidade.

No domingo (9), é a vez do “SeráqAbre?”, único megabloco do final de semana, atrair milhares de pessoas para a Rua Primeiro de Março, no centro, às 7h. Em sua  estreia no circuito oficial, a agremiação apresenta estrelas entre as atrações do seu trio elétrico. Com a proposta de celebrar a diversidade do carnaval carioca, o megabloco promete uma atração surpresa, além das anunciadas, para animar ainda mais os foliões.

No mesmo dia, outras dez agremiações ganharão as ruas da cidade. Na zona sul, o “Mini Seres do Mar” e o “Caminhadinha”, dois blocos infantis, planejam começar a festa às 8h, com desfiles no Flamengo e no Largo dos Leões, no Humaitá, respectivamente. Também no Humaitá, o  tradicional “Só Caminha” apresenta seu cortejo, a partir do meio-dia.

Na zona norte, três blocos comandam a festa, em diferentes bairros, a partir das 14h: a “Banda Cultural do Jiló”, na Tijuca; o “Carijó”, na Freguesia (Ilha do Governador); e a “Banda da Zulmira”, no Maracanã. Ainda na região, o “G.R.B.C Turma do Gato Futebol e Samba” faz a festa em Pilares, a partir das 16h. A “Associação Bloco Carnavalesco Coração das Meninas”, na Saúde, e o “Carnavalesco Xodó da Piedade”, em Piedade, atraem seus foliões com desfiles programados para o mesmo horário.

Com a expectativa de atrair cerca de 6 milhões de pessoas em 37 dias de folia, o carnaval de rua 2025 terá, até o dia 9 de março,  482 apresentações espalhadas por diversas regiões do Rio. O centro será palco de 128 desfiles, mas a folia também estará garantida nas zonas norte, sul e oeste, além de Grande Tijuca, Ilhas e Jacarepaguá. 

A programação completa dos cortejos, com data, horário e percurso, está disponível no aplicativo Blocos do Rio 2025, em todas as plataformas digitais.  A ferramenta é gratuita e funciona por geolocalização. A lista também está disponível no site carnaval de rua, que reúne, além do calendário dos desfiles, notícias sobre os blocos e mais informações.

SÃO PAULO WEATHER
Newsletter
Cadastre seu email e receba notícias, acontecimentos e eventos em primeira mão.