A história do zagueiro que deixou o Chelsea para ser 10 do Arsenal
É dia de clássico na Inglaterra! Neste domingo (10), a partir das 13h30 (de Brasília), Chelsea e Arsenal se enfrentam pela 11ª rodada da Premier League, em Stamford Bridge, com transmissão ao vivo pelo Disney+. E tem um ex-zagueiro que conhece bem essa rivalidade: William Gallas.
O francês, hoje com 47 anos, atuou boa parte da carreira no futebol inglês. Revelado pelo Caen e com passagem pelo Olympique de Marseille, da França, chegou ao Chelsea em 2001, quando tinha 24 anos. Pelos Blues, esteve no elenco que conquistou a Premier League em 2004/05 e 2005/06, além de ter sido campeão da Copa da Liga Inglesa (2004/05) e Supercopa da Inglaterra (2005).
Depois de cinco temporadas pela equipe, viu a oportunidade de mudar de ares em Londres após desentendimentos com a diretoria: o defensor, que por um bom tempo usou a camisa 13, foi envolvido em uma troca pelo lateral-esquerdo Ashley Cole e foi para o Arsenal.
Ao chegar nos Gunners, no meio de 2006, Gallas se viu obrigado a tomar uma decisão: escolher qual número de camisa usaria. O defensor queria a camisa 13, a qual já estava acostumado e gostava, mas ela pertencia ao meio-campista Aleksandr Hleb.
Ele tinha uma boa alternativa para um zagueiro: o número 3, vago com a saída de Ashley Cole. A escolha, porém, foi ousada: a camisa 10. O número histórico, de Pelé, Maradona e outros gênios, estava disponível havia poucos dias após a aposentadoria do meia Dennis Bergkamp.
O holandês, então com 36 anos, havia pendurado as chuteiras depois de mais de uma década defendendo a equipe, pela qual virou um dos maiores ídolos de todos os tempos.
Havia muito peso na camisa 10, mas isso não intimidou Gallas. Em entrevista à FourFourTwo, em 2017, o francês explicou a escolha. “Vi isso como uma grande oportunidade, pois já tinha usado esse número no início da minha carreira e minha filha nasceu em 10 de novembro”, disse.
“Ao mesmo tempo, foi bom para o Arsenal que eu usasse esse número. Se um jogador jovem recebesse a camisa 10, seria muita pressão sobre suas ombros. Mas para mim não fez diferença alguma”, completou a justificativa.
O ex-zagueiro chegou a ser capitão dos Gunners e, mesmo sem conquistar títulos, foi bem no clube, ficando por quatro temporadas. Em 2010, foi para o Tottenham. A aposentadoria aconteceu em 2014, pelo Perth Glory, da Austrália.
Agora, de fora dos gramados, deve acompanhar mais um grande clássico que conheceu tão bem.
CLIQUE AQUI E ASSISTA A CHELSEA x ARSENAL PELA PREMIER LEAGUE
Tênis, futebol europeu, NFL e mais!
Tem muito evento bom para os fãs de esportes neste domingo (10) no Disney+. Todos os horários a seguir são de Brasília.
A partir das 7h30, começam as disputas de tênis, com a fase de grupos de duplas do Nitto ATP Finals, em Turim, na Itália. A competição no torneio segue durante toda a manhã.
A bola também começa a rolar cedo para o futebol europeu e os grandes jogos acontecem ao longo do dia todo. Tem Campeonato Italiano às 8h30, com Atalanta x Udinese; às 11h, com Fiorentina x Hellas Verona e Roma x Bologna; às 14h, com Monza x Lazio; e às 16h45, com Inter de Milão x Napoli.
Os duelos de LALIGA começam às 10h, com Betis x Celta; e tem Mallorca x Atlético de Madrid às 12h15; Getafe x Girona às 14h30; Real Valladolid x Athletic Bilbao no mesmo horário; e Real Sociedad x Barcelona às 17h.
A Premier League também chega com tudo. Às 11h, são três jogos: Manchester United x Leicester City; Nottingham Forest x Newcastle United; e Tottenham x Ipswich Town. Além do clássico entre Chelsea e Arsenal às 13h30.
O dia ainda tem Benfica x Porto, pelo Campeonato Português, às 17h45; na América do Sul, confrontos pelo Campeonato Argentino: River Plate x Barracas Central, às 17h15, e Sarmiento x Boca Juniors, às 21h30; e no futebol feminino, pela manhã, às 9h30, com Liverpool x Chelsea, e à tarde, às 15h45, com Manchester United x Aston Villa, ambos pela WSL.
Os fãs de NFL também vão acompanhar jogos da liga de futebol americano a partir das 15h, com Denver Broncos x Kansas City Chiefs e Pittsburgh Steelers x Washington Commanders. No início da noite, tem mais, a partir das 18h25, com Philadelphia Eagles x Dallas Cowboys e New York Jets x Arizona Cardinals. Para encerrar o dia, às 22h20, tem Detroit Lions x Houston Texans.
A NHL, do hóquei, começa às 21h, com San Jose Sharks x New Jersey Devils e Minnesota Wild x Chicago Blackhawks, e encerra com Columbus Blue Jackets x Anaheim Ducks a partir das 22h.