De campeão da Libertadores a ex-Botafogo: os jogadores do Peñarol que já atuaram no Brasil
Adversário do Botafogo na semifinal da CONMEBOL Libertadores desta quarta-feira (23), em duelo marcado para 21h30 (de Brasília), no Nilton Santos, o Peñarol conta com alguns velhos conhecidos do torcedor brasileiro.
De todo o elenco comandado pelo técnico Diego Aguirre, nove atletas já atuaram em clubes do país em determinado momento da carreira. Um deles, aliás, foi até campeão do torneio continental no ano passado.
Trata-se do meia Leo Fernandez, principal peça da equipe uruguaia e que em 2023 atuava pelo Fluminense. O jogador tem nada menos que 15 gols e 15 assistências em 37 partidas na atual temporada.
No Brasil, apesar de ter tido poucas oportunidades com Fernando Diniz, ele fez parte do elenco que conquistou o título da Libertadores. Com a camisa tricolor, disputou apenas 20 jogos, com um gol e uma assistência.
Quem também não teve grandes chances em terras tupiniquins foi o zagueiro Léo Coelho. O defensor se firmou mesmo no futebol uruguaio e está por lá há seis anos.
Ex-jogador do Santos, onde atuou pela equipe sub-23 em 2016, Léo rodou por equipes como Comercial e Portuguesa até assinar com o Fénix, do Uruguai, onde conseguiu destaque em times de primeira divisão. Ele chegou ao Peñarol no início de 2023 após deixar o rival Nacional-URU em uma transferência polêmica.
O torcedor botafoguense certamente vai lembrar de Matheus Babi, que defendeu as cores do clube em 2020 e 2021. Foi no Alvinegro, aliás, que ele mais anotou gols em toda a carreira: 15. Depois, o centroavante ainda passou por Athletico-PR e chegou a ser emprestado para Santa Clara e Goiás até ser contratado pelo Peñarol em fevereiro, também por empréstimo.
Outro nome que já atuou no Brasil é o goleiro Washington Aguerre, destaque na classificação dos uruguaios contra o Flamengo nas quartas de final. Ele jogou pelo América-MG na última temporada, mas disputou apenas dois jogos no Coelho.
Além do quarteto, outro cinco atletas colecionam passagens por times brasileiros. São eles: Guillermo de Amores (Fluminense), Lucas Hernández (Atlético-MG, Cuiabá e Sport), Javier Méndez (América-MG), Facundo Batista (Ponte Preta) e Maximiliano Silvera (Santos).
Isso sem contar o comandante da engrenagem.
Atacante com passagens por Internacional, São Paulo e Portuguesa entre 1988 e 1991, Diego Aguirre dirigiu várias equipes brasileiras nos últimos anos. O uruguaio passou por Inter (2015), Atlético-MG (2016), São Paulo (2018) e Santos (2023). Também teve uma segunda passagem pelo Beira-Rio, em 2021.
Botafogo e Peñarol fazem o duelo de ida da semifinal nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Nilton Santos. A volta está marcada para a próxima quarta, no mesmo horário, no Campeón del Siglo.