Corinthians avalia caminhos jurídicos contra mudança na Copa do Brasil
O Corinthians tentará combater judicialmente a alteração da data da partida de volta da semifinal da Copa do Brasil contra o Flamengo. Após um pedido do Rubro-Negro à CBF, a entidade mudou a data do confronto, que seria no dia 17 de outubro, uma quinta-feira, para o dia 20, um domingo, às 16h, na Neo Química Arena.
A mudança irritou o Corinthians nos bastidores. O clube, inclusive, emitiu um comunicado oficial a respeito do tema, na noite do último sábado (28). À ESPN, Leonardo Pantaleão, diretor jurídico do clube paulista, explicou como o Timão tem agido nos bastidores para tentar reverter a mudança.
“Estamos analisando os regulamentos geral e especifico para ver prazos de mudança de data de partidas, entre outros aspectos, para combatermos, juridicamente, essa alteração de data”, iniciou o diretor.
“É, no mínimo, estranha essa alteração, pois a CBF já sabia da data FIFA, quando da fixação das datas iniciais dos jogos. O favorecimento a determinado clube abala a credibilidade da competição. Não aceitaremos passivamente. Está na hora do Corinthians se impor e mostrar o seu tamanho”, criticou.
Uma das possibilidades avaliadas pela direção é ir ao STJD. No entanto, o Corinthians ainda estuda como atacar esta ação em demais órgãos competentes. O duelo de ida entre os dois times acontecerá nesta quarta-feira (2), às 21h45, no Estádio do Maracanã.
O que diz a CBF?
A Confederação Brasileira de Futebol explicou que a alteração foi definida após a divulgação do calendário das semifinais da CONMEBOL Libertadores e da CONMEBOL Sul-Americana. Além disso, outra razão seria a próxima Data Fifa, uma vez que os jogos das seleções vão até o dia 15 de outubro, dois dias antes da previsão anterior para os compromissos da volta da Copa do Brasil.
Vale destacar que as partidas da rodada do Brasileirão, que seriam disputadas nos dias 19 e 20 de outubro envolvendo os semifinalistas da Copa do Brasil, foram antecipados para os dias 16 e 17 de outubro: